Nos EUA, Bolsonaro diz que ministros do STF “não são deuses”

Presidente faltou a jornalistas em Orlando, nos Estados Unidos

Nos EUA, Bolsonaro diz que ministros do STF “não são deuses”

Presidente Jair Bolsonaro em inauguração de vice-consulado brasileiro em Orlando - Foto: Alan Santos/PR

Após a abertura de um vice-consulado brasileiro em Orlando, na Flórida, nos Estados Unidos, neste sábado (11), o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse a jornalistas que os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) têm de respeitar a Constituição porque “não são deuses”.

A afirmação ocorreu quando o presidente foi questionado se não seria uma afronta ao STF participar de motociata em que estava o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, investigado por suposta organização criminosa que produziria “fake news” contra ministros do Supremo — Santos teve prisão decretada em outubro do ano passado pelo ministro Alexandre de Moraes.

 
“Se ele estiver presente eu falo com ele, é um cidadão, eu falo com ele sem problema nenhum. É um cidadão brasileiro. Se expressou, se foi bem ou mal, a sua pena jamais poderia ser ameaça de prisão”, afirmou Bolsonaro.

“O Supremo tem que entender que eles não são deuses. Todos nós somos autoridades e subordinados à nossa constituição. Então tem alguns [ministros] no Supremo, não são todos, [que] têm que tirar da cabeça que não são os ‘todos poderosos’. Têm erros, têm falhas e têm que se curvar à Constituição. E acima de nós estão os cidadãos. Minha vida não é fácil, não estou reclamando, e faço todo o possível para atender a população brasileira”, afirmou o presidente.

 

Nota dos militares

Bolsonaro também falou sobre como vai administrar a crise gerada pela divulgação de um documento na sexta-feira (10) em que o ministro da Defesa, Paulo Sergio Nogueira, cobra o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, de que as propostas feitas pelas Forças Armadas de aperfeiçoamento do sistema eleitoral sejam atendidas.

“O TSE convidou os militares, deixar bem claro. Levantaram centenas de vulnerabilidades e apresentaram nobres intenções. E depois disso passaram a ser hostilizados pelo [ministro Luís Roberto] Barroso e pelo Fachin. E a nota de antes de ontem do ministro da Defesa é uma nota bastante clara, objetiva e onde ele sinaliza que a gente não pode ser escanteado nesse processo, porque eleições têm a ver com segurança, soberania nacional, paz e tranquilidade interna”, afirmou o presidente.

Na nota, o ministro da Defesadiz que “eleições transparentes são questões de soberania nacional” e que “não nos interessa concluir a eleição sob a sombra da desconfiança”.

“Porque não aperfeiçoar o sistema? Se existe dúvida, não é de poucas pessoas, por que não buscar essa análise? E a forma como eles vêm tratando essa questão, de ‘quem manda aqui sou eu’, ‘quem não aceitar eu casso registro e prendo’, entre outras coisas. Isso não é atitude de pessoas que vivem num país democrático”, declarou Bolsonaro.

A reportagem da CNN procurou o STF e o TSE para repercutir as declarações do presidente e aguarda não obteve resposta. O ministro Alexandre de Moraes não se manifestou sobre a presença do blogueiro no evento.

 

 

* Com informações: CNN Brasil

Siga o canal do Agora Epitácio no WhatsApp e fique atualizado sobre Epitácio e região. Clique Aqui e depois em SEGUIR.

Agora Epitacio

Agora Epitacio

Portal de Notícias de Presidente Epitácio e Região

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Outras Notícias

img
Maduro propõe prisão perpétua na Venezuela para crimes de corrupção e traição

Maduro propõe prisão perpétua na Venezuela para crimes de corrupção e traição

Nicolás Maduro, propôs neste sábado (13) uma reforma constitucional para estabelecer prisão perpétua e inabilitação...

14/04/2024

Malicioso regime sionista será punido, diz Khamenei após Irã lançar drones contra Israel

Malicioso regime sionista será punido, diz Khamenei após Irã lançar drones contra Israel

Retaliação acontece após supostos aviões de guerra israelense bombardearem o consulado do Irã na capital...

13/04/2024

Ataque com faca em shopping da Austrália deixa ao menos 7 mortos

Ataque com faca em shopping da Austrália deixa ao menos 7 mortos

O ataque correu no centro comercial Westfield, em Bondi Junction, em Sydney, que foi encerrado,...

13/04/2024