Ministério da Saúde assume que hacker excluiu sistemas estratégicos da nuvem

A expectativa é a de que todos os dados estejam disponíveis ainda hoje

Ministério da Saúde assume que hacker excluiu sistemas estratégicos da nuvem

O ataque hacker acessou a nuvem do ministério da Saúde e excluiu sistemas, entre eles, os das informações da Covid-19, óbitos e da campanha de vacinação, confirmou o Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz. Ainda segundo ele, não houve 'perda de informação'.

O ministério anunciou na noite desta quarta-feira, 12/01, o o restabelecimento total dos sistemas afetados pelo ataque hacker, ocorrido em dezembro do ano passado. Segundo Cruz, a expectativa é que até esta sexta-feira (14), todos os dados estejam disponíveis para acesso pela população, mas o OpenDataSus segue com problemas até o final de janeiro, segundo cronograma divulgado pelo próprio ministério da Saúde.

“É importante deixar claro que não houve perda de informação e que não há apagão de dados. As informações existem e o Ministério continuou recebendo e divulgando dados durante esse período, especialmente os da pandemia. Essas informações foram e continuam sendo disponibilizadas de fácil acesso no nosso site através dos nossos boletins informativos e boletins epidemiológicos”, afirmou Cruz.

De acordo com o secretário, o primeiro desafio foi garantir que nenhum dado tenha sido comprometido. O aplicativo Conecte SUS, onde é possível acessar os dados de vacinação, funciona normalmente, segundo o ministério da Saúde.

“Os nossos sistemas e as informações de Covid-19, como casos, óbitos e da Campanha de Vacinação, são guardados na nuvem. O hacker conseguiu acessar a nuvem e excluiu os nossos sistemas. Não são sistemas de prateleira, que você apaga e coloca um CD ou pen-drive e reinstala. Quando o sistema é excluído, precisa reconstruí-lo porque ele é personalizado e construído especificamente para o Ministério da Saúde”, explicou.

Recuperados os dados, a etapa seguinte do plano foi restabelecer esses sistemas para que o órgão pudesse receber os dados que são cadastrados diariamente pelos estados e municípios. O último grande passo, status em que o plano de ação está hoje, é a divulgação dos dados para a sociedade. Ainda de acordo com Cruz, para cada uma dessas etapas há uma empresa contratada que, junto com os técnicos do Ministério, trabalhou diuturnamente para este fim.

“Todos os sistemas estão com o processo de captura de dados restabelecida. Então, a pasta recebe as informações dos estados e municípios. E essa etapa a gente concluiu ainda em dezembro, quando tiveram a funcionalidade de captura de dados restabelecida. O outro grande passo foi disseminar esses dados, que muitos deles são disponibilizados apenas para órgãos públicos devido a uma série de critérios, entre elas a Lei de Proteção de Dados”, explicou.

Fonte: Convergência Digital / Ministério da Saúde

Siga o canal do Agora Epitácio no WhatsApp e fique atualizado sobre Epitácio e região. Clique Aqui e depois em SEGUIR.

Agora Epitacio

Agora Epitacio

Portal de Notícias de Presidente Epitácio e Região

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Outras Notícias

img
Tudo o que você precisa saber sobre o ChatGPT

Tudo o que você precisa saber sobre o ChatGPT

O ChatGPT é uma ferramenta que usa inteligência artificial para interagir com os usuários.

27/01/2023

WhatsApp inicia liberação da ferramenta “Comunidades” no Brasil; grupos com até 5 mil pessoas

WhatsApp inicia liberação da ferramenta “Comunidades” no Brasil; grupos com até 5 mil pessoas

Em fevereiro do ano passado, a plataforma havia se comprometido a não implementar novas funcionalidades...

26/01/2023

O que é a rede social Koo, possível sucessor do Twitter

O que é a rede social Koo, possível sucessor do Twitter

Internautas temem o fim da plataforma e estão explorando novos sites na internet

20/11/2022