Empresa anuncia lançamento de primeiro carro do mundo movido a energia solar

"Lightyear 0" terá painéis solares curvos em seu teto, capô e porta-malas que recarregam a bateria elétrica enquanto dirige

Empresa anuncia lançamento de primeiro carro do mundo movido a energia solar

Cada hora ao sol adicionará até 9 quilômetros de carga à bateria, de acordo com Lightyear - Foto: Lightyear/Reprodução

A empresa holandesa Lightyear anunciou que neste outono começará a fabricar o primeiro carro de produção do mundo equipado com painéis solares.

O Lightyear 0 terá painéis solares curvos em seu teto, capô e porta-malas que recarregam a bateria elétrica enquanto dirige (ou permanece estacionado) e a primeira entrega na Europa pode ocorrer já em novembro.

 
 
A empresa diz que o carro poderá dirigir cerca de 624 quilômetros sem parar para recarregar e terá um alcance adicional de até 70 quilômetros por dia a partir dos painéis solares. Para comparação, isso é um pouco mais do que um Tesla Model 3 e significativamente mais do que o Kia Niro Long Range.

Cada hora ao sol adicionará até 9 quilômetros de carga à bateria, de acordo com Lightyear. O alcance solar fornecerá uma alimentação adicional de quilômetros para viagens longas, mas também significa que você gastará menos tempo em pontos de carregamento – ou talvez nem precise deles.

A empresa diz que em um condado quente como Espanha ou Portugal, se o seu trajeto diário for inferior a 35 quilômetros, você não precisará ligar o carro por até sete meses. Em um clima mais nublado, como na Holanda, o carro precisaria ser carregado após dois meses.

 

Bateria menor, carro mais leve

O “0” tem muito em comum com o protótipo Lightyear One que foi revelado há dois anos, mas é capaz de fazer mais com uma bateria menor, diz o CEO e cofundador da empresa, Lex Hoefsloot.

“O trem de força é o mais eficiente do mundo”, afirma, acrescentando que o formato aerodinâmico do carro e os motores nas quatro rodas permitem que uma bateria menor forneça a mesma autonomia.

Isso significa que “todo o carro é mais leve”, diz ele, “e você entra nesse ciclo de feedback positivo onde tudo pode ficar mais leve também. É assim que conseguimos chegar a 1.575 kg. Se você olhar para outros carros que oferecem alcance semelhante, todos eles são cerca de 40% mais pesados”.

Outras empresas estão desenvolvendo carros com painéis solares, mas nenhuma está pronta para chegar ao mercado ainda. O Sono Sion, com produção prevista para 2023, promete fornecer uma média de 16 quilômetros de alcance solar por dia.

O Aptera Never Charge é um veículo de três rodas de aparência futurista que a empresa afirma coletar cerca de 40 milhas de energia solar por dia. A Aptera disse à CNN que espera que o carro entre em produção em 2023 e já tem 24.000 reservas.

Mas enquanto todo o conceito do Lightyear 0 pode ser baseado em melhorar a eficiência e reduzir o tempo de carregamento, ele tem uma velocidade máxima de apenas 100 km/h, enquanto seu tempo de 0 a 100 km/h é lento 10 segundos, algo que Hoefsloot admite ser foco no alcance.

Ele também é caro: um dos 946 modelos de lançamento custará US$ 262.000 – um pouco mais do que uma Ferrari Roma e uma distância de EVs familiares de médio porte, como o Nissan Leaf (cerca de US $ 27.000) ou o Tesla Model 3 (US $50.000).

A empresa espera lançar um “modelo do povo” – o provisoriamente chamado Lightyear Two – até 2025, que será vendido por cerca de US$ 31.215.

 

 

* Com informações: CNN Brasil

Siga o canal do Agora Epitácio no WhatsApp e fique atualizado sobre Epitácio e região. Clique Aqui e depois em SEGUIR.

Agora Epitacio

Agora Epitacio

Portal de Notícias de Presidente Epitácio e Região

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Outras Notícias

img
Tudo o que você precisa saber sobre o ChatGPT

Tudo o que você precisa saber sobre o ChatGPT

O ChatGPT é uma ferramenta que usa inteligência artificial para interagir com os usuários.

27/01/2023

WhatsApp inicia liberação da ferramenta “Comunidades” no Brasil; grupos com até 5 mil pessoas

WhatsApp inicia liberação da ferramenta “Comunidades” no Brasil; grupos com até 5 mil pessoas

Em fevereiro do ano passado, a plataforma havia se comprometido a não implementar novas funcionalidades...

26/01/2023

O que é a rede social Koo, possível sucessor do Twitter

O que é a rede social Koo, possível sucessor do Twitter

Internautas temem o fim da plataforma e estão explorando novos sites na internet

20/11/2022